Benin cria centro de assitência jurídica a assalariados

Cotonou- Benin (PANA) -- A Confederação Geral dos Trabalhadores do Benin (CGTB) dotou-se de um Centro de Assistência Jurídica e Administrativa aos Assalariados (CAJAS) que visa informar os empregados sobre os seus direitos, anunciaram no fim-de-semana os promotores da iniciativa.
Este centro supervisionado por um inspector do trabalho e por diversos juristas tem como vocação levar os assalariados a dominar o ambiente jurídico do exercício da sua profissão para erradicar ou prever conflitos sociais.
Com uma mesa permanente de escuta e orientação, este novo órgão permitirá dar o acompanhamento necessário aos trabalhadores diante das jurisdições competentes e formulará conselhos sobre os comportamentos a adoptar para salvaguardar os seus empregos.
O CAJAS tem ainda como objectivos divulgar e tornar acessíveis aos trabalhadores a legislação social, as normas internacionais do trabalho e os processos que podem culminar na resolução de mútuo acordo com o patronato em caso de conflitos do trabalho.
Este centro que tem ramificações no interior do país vai ajudar os trablhadores no acompanhamento da sua carreira e na publicação de todos os actos sobre os seus direitos adquiridos.
A Confederação Geral dos Trabalhadores do Benin é uma das centrais sindicais com maior número de aderentes no país.

11 Julho 2005 18:36:00


xhtml CSS