Benin constrói centro hospitalar universitário de referência em Abomey-Calavi

Cotonou, Benin (PANA) –  O Benin vai brevemente dotar-se dum Centro Hospitalar Universitário de Referência em Abomey-Calavi, cidade situada a quase 15 quilómetros de Cotonou, indica uma nota do Conselho de Ministros.

Segundo o documento, o novo estabelecimento hospitalar, que está previsto no Programa  de Ação do Governo, terá mais de 400 camas, serviços clínicos e uma plataforma técnica de alto nível em várias especialidades médicas e cirúrgicas, para além de oferecer também as comodidades para as explorações diagnósticas com unidades de biologia e de imagiologia.

A zona identificada para as obras deste hospital está na comuna de Abomey-Calavi, em plena aglomeração, e alberga atualmente equipamentos da « Bénin Télécom Infrastructures ». A sua superfície é de 15 hectares, 73 ares e 70 centiares.

Para o Governo, a escolha de Abomey-Calavi, comuna que tem uma vocação de « cidade dormitório » com um número  de habitantes em forte crescimento, está em « coerência com o mapa sanitário do Benin.

Este futuro hospital estará em relação de funcionalidade com o Centro Nacional Hospitalar Universitário Hubert K.Maga de Cotonou, o Centro Hospitalar Universitário Materno-Infantil e o Hospital de Zona de Abomey-Calavi, uma relação de complementaridade "indispensável para um sistema de referência e de contra referência mais eficaz", indica a mesma nota.

-0- PANA IT/IS/SOC/FK/IZ 18março2018

18 Março 2018 19:59:39


xhtml CSS