Benin acolhe fórum social sobre pobreza na África Ocidental

Cotonou- Benin (PANA) -- Cotonou alberga de 23 a 25 de Setembro próximo a segunda edição do Fórum Social Oeste Africano (FSOA) sob o lema "Pobreza, governação e integração regional na África Ocidental: respostas e alternativas", soube terça-feira a PANA junto dos organizadores do encontro.
Organizado pela Plataforma dos Actores da Sociedade Civil (PASCIB) e pelo Grupo de Pesquisa e Acção para a Promoção da Agricultura e Desenvolvimento (GRAPAD), este encontro visa entre outros objectivos avaliar o processo de integração regional e os esforços de redução da pobreza na sub-região.
Permitirá igualmente balancear as apostas, os desafios e as perspectivas no quadro da revisão dos Documentos Estratégicos de Redução da Pobreza (DSRP) e dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (OMD).
O fórum agrupará mais de dois mil representantes da sociedade civil (sindicatos, organizações socioprofissionais, comumicadores, agrupamento de mulheres e jovens) do espaço CEDEAO (Comunidade Económica dos Países da África Ocidental) e outros países africanos.
Os participante vão procurar aprofundar as reflexões sobre os desafios actuais e futuros do desenvolvimento sustentável na região, e elaborar uma agenda coerente com a actualidade continental e mundial.
A consolidação das bases da dinâmica sub-regional criada durante a primeira edição ocorrida em 2004 em Conakry (Guiné), a participação da sub-região no "Fórum Social Mundial Temático Policêntrico" de 2006 em Bamako (Mali) e no sexto Fórum Social Mundial de 2007 em Nairobi (Quénia) são ainda outras questões a abordar neste encontro de Cotonou.
O Fórum Social Mundial é um espaço aberto de concertação onde numerosos cidadãos do mundo provenientes de diferentes meios têm a oportunidade de debater a problemática da globalização e do desenvolvimento.

27 Julho 2005 10:14:00


xhtml CSS