Benin acolhe conferência ministerial sobre segurança marítima do Golfo da Guiné

Cotonou, Benin (PANA) - Uma conferência dos ministros encarregados da Segurança, dos Negócios Estrangeiros e da Defesa dos países membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) sobre a segurança marítima no Golfo da Guiné terá lugar em Cotonou, a capital do Benin, a partir da próxima segunda-feira, anuncia um comunicado oficial.

Segundo o comunicado da CEDEAO, a que a PANA teve acesso, neste encontro, que será precidido nas vésperas por uma reunião técnica de peritos,  participarão representantes especiais das Nações Unidas para a África Ocidental e Central (UNOWA e UNOCA); da Comissão do Golfo da Guiné (CGG), da Organização Marítima Internacional (OMI), da Organização Marítima da África Ocidental e Central (OMAOC) e da União Africana (UA).

O Centro de Estudo Estratégico para África (CESA), bem como o Instituto de Estudo de Segurança (IES) serão também representados nesta conferência interministerial que vai analisar, para aprovação antes da cimeira dos chefes de Estado, importantes documentos, incluindo a Declaração de Política Conjunta CEEAC/CEDEAO sobre as atividades marítimas ilícitas no Golfo da Guiné.

Além deste documento, os ministros vão analisar o memorando de entendimento entre a CEEAC, a CEDEAO e a CGG sobre a segurança marítima na África Ocidental e Central, bem como o código de conduta entre as três entidade sub-regionais.

A Comissão do Golfo da Guiné integra Angola, os Camarões, o Congo, a República Democrática do Congo, o Gabão, a Guiné Equatorial, a Nigéria e São Tomé e Príncipe.

A CEEAC agrupa 10 Estados-membros, nomeadamente Angola, o Burundi, os Camarões, a República Centro-Africana, o Congo, a República Democrática do Congo, o Gabão, a Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe e o Tchad.

Os Estados-membros da CEDEAO são o Benin, o Burkina Faso, Cabo Verde, a Côte d’Ivoire, a Gâmbia, o Gana, a Guiné, a Guiné-Bissau, a Libéria, o Mali, o Níger, a Nigéria, o Senegal, a Serra Leoa e o Togo.

-0- PANA IT/TBM/IBA/CJB/TON 15mar2013

15 Março 2013 12:10:35




xhtml CSS