Benin perspetiva criar universidade agrícola no sudeste do país

Cotonou, Benin (PANA) – O Governo de Benin projeta criar nos próximos dias uma Universidade Agrícola em Kétou, localidade do sudeste situada a cerca de 140 quilómetros de Cotonou, capital económica do país, soube a PANA este domingo de fontes próximas do Ministério do Ensino Superior e Pesquisa Científica.

Terceira universidade do Benin após as de Abomey-Calavi (ex-Universidade Nacional do Benin) e de Parakou, a Universidade Agrícola de Kétou será a primeira universidade temática do Benin.

O novo estabelecimento cujas obras de construção foram lançadas sexta-feira em Awaï (localidade situada a cerca de 10 quilómetros de Kétou) visa essencialmente melhorar a qualidade da oferta e garantir a equidade no ensino superior, num país que sonha fazer da agricultura o pilar do seu desenvolvimento económico.

Ao custo global de 33 biliões de francos CFA, o projeto beneficia da parceria saudita que já permitiu mobilizar mais de cinco biliões 700 milhões de francos CFA para os primeiros financiamentos. O Governo já consagrou dois biliões de francos CFA a este projeto (um dólar americano equivale a cerca 490 francos CFA).

-0- PANA IT/TBM/IBA/FK/IZ 03fev2013

03 Fevereiro 2013 23:20:30


xhtml CSS