Agência Panafricana de Notícias

Bélgica concede ajuda de três milhões de euros a refugiados do Sudão do Sul

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A Bélgica desembolsou três milhões de euros a favor dos refugiados do Sudão do Sul na República Democrática do Congo (RDC) e no Uganda, soube-se sexta-feira de fonte oficial.

Segundo um comunicado do ministro belga da Cooperação, Alexander de Croo, estes fundos, que serão geridos pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), destinam-se aos 604 mil Sul-sudaneses instalados no Uganda, fugindo a violência no seu país.

Desde maio de 2016, precisa o ACNUR, pelo menos 343 mil refugiados do Sudão do Sul chegaram ao Uganda, ou seja, dois mil refugiados por dia, enquanto 650 mil outros foram para a RD Congo, num fluxo diário de 300 indivíduos.

No Uganda e na RDC, os refugiados estão acolhidos nas comunidades locais, e o ACNUR procura também localizá-los e identificá-los a fim de lhes fornecer os bens de primeira necessidade, nomeadamente víveres, medicamentos e abrigos.

Os confrontos armados no Sudão do Sul opõem as forças governamentais às tropas antigovernamentais, seguidos de violações em massa dos direitos humanos, massacres de civis, violações sexuais e outras formas de violência sexual.

-0- PANA AK/BEH/FK/IZ 20jan2017