Agência Panafricana de Notícias

Bélgica assina com UNICEF e FNUAP programas sobre planificação familiar no Benin

Bruxelas, Bélgica (PANA) – O ministro belga da Cooperação, Alexander De Croo, assinou esta semana, no Benin, dois acordos de cooperação com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e com o Fundo da ONU para a População (FNUAP) para produzir informação sobre educação sexual e violência sexual no quadro duma plataforma de e-learing.

Os dois acordos totalizam 96 milhões de euros, dos quais 60 milhões de euros para o primeiro e 36 milhões para o segundo, indicou fonte oficial.

No quadro deste programa, um dos projetos visados beneficiará de um milhão e 700 mil euros para combater o casamento forçado das crianças a fim de lhes facilitar o acesso à Justiça, reforçando-se a sua proteção contra a violência e a exploração sexual.

No Benin, 35 porcento das raparigas casam-se antes da idade dos 18 anos, e duas em 10 adolescentes são mães antes da idade dos 15 anos, lembre-se.

Após o Benin, o ministro belga da cooperação vai deslocar-se ao Senegal.

Lembre-se que a Bélgica decidiu não assinar novos acordos de cooperação com a República Democrática do Congo (RDC) enquanto o país não organizar eleições presidenciais e legislativas.

Em princípio, o ministro belga dos Negócios Estrangeiros, Didier Reynders deverá deslocar-se à RDC para a inauguração das novas instalações da Embaixada da Bélgica, em Kinshasa.

-0- PANA AK/BEH/IBA/FK/IZ 27abril2017