Agência Panafricana de Notícias

Bélgica acolhe conferência de doadores para região de Grandes Lagos

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Uma conferência internacional de doadores para a região dos Grandes Lagos será organizada em setembro próximo em Bruxelas com a participação da União Europeia (UE), dos Estados Unidos, do Banco Mundial (BM) e de outros doadores multilaterais, soube-se de fonte diplomática congolesa à margem da visita de trabalho que efetua desde terça-feira a Bruxelas o primeiro-ministro da RD Congo, Augustin Matata Mpoyo.

Segundo a fonte, a conferência visa mobilizar fundos para acompanhar a aplicação do acordo quadro de estabilização da região dos Grandes Lagos, assinado em janeiro de 2013 em Addis Abeba, na Etiópia.

A mesma fonte indicou que a questão foi abordada durante o encontro terça-feira entre os primeiros-ministros congolês e belga em Bruxelas.

Desde a colocação em debandada em dezembro último do grupo rebelde congolês M23, o Rwanda é acusado de multiplicar os atos de provocação contra a RD Congo.

A 20 de junho último, nove pescadores artesanais congoleses foram detidos no Lago Kivu por soldados do Exército rwandês, antes de serem libertos dois dias mais tarde contra o pagamento duma multa de dois mil 500 dólares americanos, indicou a fonte.

Para evitar a repetição de tais atos, o burgomestre de Goma, Laason Kubuya, lançou um apelo urgente à Comunidade dos Países dos Grandes Lagos (CPGL) e à Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL) para a delimitação das águas territoriais rwandesas e congolesas no Lago Kivu.

O primeiro-ministro congolês participou quinta-feira na Conferência Mundial sobre a Educação visando mobilizar fundos para o financiamento da educação de base, nomeadamente em África.

-0- PANA AK/BEH/IBA/FK/TON 27junho2014