Agência Panafricana de Notícias

Barcelona domina seleção da Catalunha para amistoso com Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – Um total de sete jogadores do Barcelona foram convocados para a seleção da Catalunha de futebol que irá defrontar a sua similar de Cabo Verde, a 30 de dezembro corrente, numa partida amistosa a ser disputada no estádio Olímpico de Montjuic, apurou a PANA, quinta-feira, de fonte desportiva.

De acordo com a lista divulgada pelo selecionador da Catalunha, os atletas Montoya, Piqué, Alba, Bartra, Busquets, Cesc, Sergi Roberto e Tello são os futebolistas do Barcelona convocados, a que se juntam Víctor Sánchez, Sergio García, Kiko Casilla, Joan Capdevila, Víctor Álvarez e David López, do Espanhol.

Também foram chamados Marc Valiente (Valladolid), Oriol Rosell (Kansasm City), Bojan Krkic (Ajax, Holanda), Oriol Riera (Osasuna), Jordi Codina (Getafe), Piti (Granada), Javi Márquez (Elche) e Aleix Vidal (Almería).

A seleção cabo-verdiana concentra-se, este sábado, em Barcelona, para um miniestágio de dois dias para este jogo que vai marcar a despedida do técnico principal Lúcio Antunes e do seu adjunto da equipa técnica dos “Tubarões Azuis”, Bubista, que já assinaram um contrato com a equipa angolana do Progresso de Sambizanga de Angola, válido por uma temporada.

O jogo, que se enquadra na tradicional festa natalícia e do novo ano naquela região autónoma da Espanha, irá marcar a estreia de Gerard Lopez como treinador da Catalunha.

O facto de este jogo amistoso não constar do calendário da FIFA, uma vez que a seleção da Catalunha não é reconhecida pelo organismo máximo do futebol mundial, faz com que Cabo Verde não possa contar com o concurso de algumas pedras chaves como Hélton e Gégé (Marítimo), Babanco (Estoril), que atuam no campeonato português, e Júlio (Dijon, França).

Os clubes desses atletas não dispensaram os jogadores, alegando que têm compromissos importantes que coincidem com a data do jogo entre Cabo Verde e a Catalunha.

Este será o primeiro jogo de Cabo Verde depois da eliminação “na secretaria” para o “play-off” africano do Mundial Brasil 2014, e após ter conquistado esse direito enquanto vencedor do grupo B, já que a vitória de 2-0 na Tunísia foi transformada numa derrota de 3-0, por alegada utilização irregular do central Fernando Varela.

Cabo Verde ocupa o 39º posto do ranking da FIFA (Federação Internacional de Futebol), sendo também o quinto melhor classificado a nível africano.

-0- PANA CS/IZ 26dez2013