Bancos sul-africanos instalam programas informáticos contra crime

Cidade do Cabo- África do Sul (PANA) -- O banco "Standard Bank" tornou-se na terceira instituição financeira da África do Sul nos 12 últimos meses a instalar o sistema anti-branqueamento de dinheiro "AML", noticiou quarta-feira a imprensa local.
O Standard segue assim o exemplo do "Nedbank" e do "Absa" que instalaram este sistema fornecido pela Fortent, especialista em programas anti-branqueamento de capitais.
Mais de metade dos principais bancos internacionais usam o mesmo sistema para combater a lavagem de dinheiro e a fraude.
Na África do Sul, a Lei 38 de 2001 sobre o Centro de Inteligência Financeira (FICA) impõe aos bancos e a outras instituições financeiras a introdução de controlos do branqueamento de dinheiro, tomando medidas como a identificação dos seus clientes.
"Na sequência dum longo período de diligência, concluimos que a solução mais adequada foi a instalação dum programa informático contra o branqueamento de dinheiro no Standard Bank", disse Nadia Hoff, a responsável pelo Controlo de Branqueamento de Dinheiro do Standard Bank.

22 Novembro 2006 21:04:00


xhtml CSS