Banco nigeriano promove pesquisa universitária em informática

Lagos- Nigéria (PANA) -- O banco nigeriano "First Bank Plc", a maior instituição financeira do país, decidiu investir 38 milhões e 400 mil nairas (cerca de 291 mil dólares americanos) na criação de uma cadeira de pesquisas no Departamento de Informática da Universidade Federal de Tecnologias em Akure (sudoeste do país).
Este gesto eleva para 319 milhões de nairas (dois milhões e 423 mil dólares americanos) o total de investimentos do First Bank Plc em diversas cátedras de diferentes universidades da Nigéria.
"O banco instituiu o programa universitário com o objectivo de reforçar a qualidade dos cursos, promover a pesquisa universitária e pôr termo ao problema da fuga de cérebros das universidades da Nigéria", explicaram os responsáveis da instituição financeira.
O vice-reitor da Universidade, Peter Adeniyi, descreveu este gesto como "um evento singular" na história da sua instituição e saudou a direcção do banco pela atenção dedicada ao sector educativo nacional.
Quinze outras universidades da Nigéria beneficiaram igualmente de doações do banco em vários domínios como a tecnologia, a ética, a agronomia, a pediatria e os recursos hidráulicos.

20 Setembro 2005 15:43:00


xhtml CSS