Agência Panafricana de Notícias

Banco Islâmico lança atividades na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Banco Islâmico da Mauritânia (BIM), criado pela Holding TAMWEEL Africa, lançou oficialmente as suas atividades neste país, domingo, na presença de vários membros do Governo e de altas personalidades nacionais e estrangeiras, constatou a PANA.

O novo banco visa desenvolver os produtos das finanças islâmicas. Está dotado de um capital de seis biliões de ouguiyas mauritanos (22 milhões de dólares americanos) detido em 60 porcento pela Empresa Islâmica para o Desenvolvimento do Setor Privado (SID), filial do Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID), e em 40 porcento pelo banco ASYA.

"A chegada do BIM ao mercado bancário mauritano justifica-se pela configuração do tecido económico mauritano no seio do qual se encontram Pequenas e Médias Empresas (PME) e Pequenas e Médias Indústrias (PMI). O BIM vai resolver o custo do intermediário", explicou à PANA o diretor-geral da TAMWEEL African Holding, Zakiyoulahi Sow.

A criação do BIM enquadra-se numa estratégia de desenvolvimento a nível sub-regional do grupo SID/ASYA, que dispõe duma rede sub-regional de filiais que cobre o Senegal, o Níger e a Guiné e que conta estender as suas atividades a outros países da África Ocidental.

-0- PANA SAS/TBM/MAR/IZ 27nov2011