Banco Mundial reforça sistema sanitário na Côte d´Ivoire

Abidjan, Côte d´Ivoire (PANA) - O Banco Mundial disponibilizou 70 milhões de dólares americanos para ajudar a Côte d´Ivoire a melhorar o desdobramento e a qualidade dos serviços de saúde nalgumas regiões do país, anuncia um comunicado transmitido à PANA.

O crédito desembolsado pela Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA) foi aprovado terça-feira última pelo Conselho de Administração do Grupo do BM, lê-se no documento.

O diretor das operações do BM para a Côte d´Ivoire, o Benin, o Burkina Faso, a Guiné Conakry e o Togo, Ousmane Diagana, explica que este apoio financeiro vai apoiar os esforços dos decisores públicos ivoirienses para restaurar um sistema sanitário desorganizado por uma década de crise sócio-política de 2002 a 2012.

Além disso, dez milhões de dólares americanos na linha de crédito concedida serão alocados ao reforço dos sistemas de saúde e de preparação para a luta contra a doença do vírus de Ébola, revelou Diagana.

Afirmou que que o plano de intervenção adotado pela Côte d´Ivoire para lutar contra o Ébola funciona até agora de maneira eficaz já que, frisou, nenhum caso ainda foi registado.

Considerou no entanto essencial manter o apoio à Côte d´Ivoire para a ajudar a dar uma resposta eficaz, se necessário.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) anunciou a 21 de novembro último, num comunicado, intensificar esforços para ajudar os países de risco na África Ocidental pela revisão dos planos de prevenção e de preparação face ao aparecimento do vírus de Ébola.

-0- PANA BAL/JSG/MAR/DD 26nov2014

26 Novembro 2014 10:10:56




xhtml CSS