Banco Mundial pronto para apoiar Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Banco Mundial (BM) está disponível para apoiar “os esforços para o desenvolvimento económico” do Burkina Faso que acaba de sair de 13 meses de transição, declarou terça-feira, em Ouagadougou, o seu vice-presidente para África, Makhtar Diop.

« Estamos lá para apoiar o Governo e o povo burkinabe nos seus esforços para o desenvolvimento económico », declarou Diop no termo duma audiência com o novo Presidente burkinabe eleito, Roch Marc Christian Kaboré.

Na ocasião, o vice-presidente do BM para África precisou que a energia é uma questão essencial para o crescimento económico dum país.

Na sua declaração de política geral diante dos deputados, o primeiro-ministro burkinabe, Paul Kaba Thieba, sublinhou que, em 2014, o Burkina Faso era classificado no lugar 183 num total de 188 países, segundo o índice de desenvolvimento humano.

Também acrescentou que mais de 40 porcento dos seus 19 milhões de habitantes vivem abaixo do limiar de pobreza. “Não é brilhante", lamentou, acrescentando que o país apresenta sinais de fraqueza em termos económicos.

Declarou que, durante o seu mandato, amplos programas nos setores chaves, como a educação, a saúde, a agricultura e a pesquisa, serão empreendidas para impulsionar um desenvolvimento duradouro.

"Concordamos com o Governo. Vai tratar-se de priorizar a ciência, a tecnologia, a engenharia e matemáticas que são fundamentos de qualquer economia que desejar transformar-se", revelou Diop.

Trata-se da terceira visita de Makhtar Diop ao Burkina Faso desde o seu empossamento em 2012 e da primeira visita dum alto dirigente duma agência internacional de desenvolvimento desde as eleições presidenciais de novembro de 2015 neste país.

O Burkina Faso tornou-se num membro do Grupo do Banco Mundial em 1963.

Na agenda atual do Banco Mundial no Burkina Faso há 16 projetos nacionais representando um engajamento total de mil e 47 milhões e 69 mil dólares americanos e oito projetos regionais representando um engajamento de 176 milhões e 80 mil dólares americanos, indica-se.

-0-PANA NDT/BEH/SOC/MAR/DD 10fev2016

10 Fevereiro 2016 09:12:51




xhtml CSS