Banco Mundial financia três projetos no Togo

Lomé, Togo (PANA) - O Banco Mundial (BM) assinou, esta quinta-feira, com o Togo três acordos de financiamento de projetos no valor de 101 milhões e 900 mil dólares americanos, ou seja, mais de 58 biliões de francos CFA, soube a PANA de fontes próximas da missão da instituição de Brettow Woods, em Lomé.

Segundo o BM, trata-se de duas doações de 66,9 milhões de dólares americanos  e 35 milhões de dólares americanos sob forma de crédito.

O primeiro, designado Projeto de Governação Económica, representa uma doação de 15 milhões de dólares americanos que vai "ajudar a reforçar a gestão dos investimentos públicos, a mobilização das receitas internas, a responsabildade do Estado e os mecanismos de acompanhamento com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços nos setores prioritários da educação, da saúde e da água".

O segundo tem a denominação de Programa de Apoio à Gestão Fiscal e Reformas ligadas às Infraestruturas (PAGFRI), numa doação de 51 milhões e 900 mil dólares americanos.

Este constitui uma ajuda orçamental destinada a "apoiar o Togo nos seus esforços para consolidar o seu quadro fiscal e enfrentar os obstáculos maiores que entravam o crescimento económico, nomeadamente, no setor das infraestruturas".

Segue-se o Projeto de Reforma e Investimentos no Setor da Energia no Togo (PRISET), o terceiro e que constitui um crédito que vai "contribuir para melhorar o ambiente institucional e o apoio financeiro do setor da energia no Togo", no valor de 35 milhões de dólares americanos.

O Banco Mundial fez parte dos principais doadores do Togo relativamente à governação económica e ao apoio aos projetos de desenvolvimento no quadro da luta contra a pobreza e a inclusão financeira.

-0- PANA FAA/BEH/MAR/IZ 21dez2017

21 Dezembro 2017 18:14:13




xhtml CSS