Agência Panafricana de Notícias

Banco Mundial financia reforço do sistema sanitário do Benin

Cotonou, Benin (PANA) - O Banco Mundial (BM) acaba de conceder ao Benin um financiamento adicional de cinco biliões de francos CFA para o Projeto de Reforço do Desempenho do Sistema de Saúde (PRPSS), soube a PANA nesta quinta-feira em Cotonou junto do Ministério da Economia e Finanças.

Este projeto de apoio à implementação da Iniciativa da Gratuidade da Assistência contra a malária lançada a 04 de outubro de 2011, toma em conta as despesas de consultas, análises clínicas, diagnósticos, tratamentos e hospitalização de mulheres grávidas e crianças com menos de cinco anos de idade vítimas de paludismo simples ou grave.

O paludismo é a primeira causa de recurso ao tratamento e de falecimento nos serviços sanitários beninenses.

Segundo as estatísticas do Sistema Nacional de Informação e Gestão dos Dados Sanitários, cerca de um milhão quatrocentas pessoas foram consultadas nos centros de saúde públicos por paludismo e em média mil 200 morrem desta doença.

As crianças representam cerca de 80 porcento de todos os casos de falecimentos registados nos centros de saúde.

Estas estatísticas estão longe de refletir a realidade pois não tomam em conta os doentes tratados nos serviços de saúde privados e junto dos agentes das comunidades de base.

-0- PANA IT/TBM/IBA/CJB/IZ 06set2012