Banco Mundial financia projeto de investimento agrícola nos Camarões

Yaoundé, Camarões (PANA) - O Banco Mundial concedeu aos Camarões um empréstimo de 100 milhões de dólares americanos (50 biliões de francos CFA) para o financiamento do Projeto de Investimento e Desenvolvimento dos Mercados Agrícolas (PIDMA) que visa reforçar a competitividade dos produtos camaroneses no mercado nacional e internacional, segundo um acordo assinado pelas duas partes.

O ministro camaronês da Economia, Emmanuel Nganou Djoumessi, disse que esta operação concebida sob forma dum modelo inclusivo de agronegócio baseia-se no desenvolvimento da competitividade das cadeias de valor do milho, da mandioca e do sorgo e a ligação direta dos produtores organizados em cooperativas com os agronegócios que são os compradores.

Este projeto, que vai durar cinco anos, deve ajudar os Camarões a passar duma agricultura de subsistência e de fraca competitividade a uma agricultura competitiva e orientada para a transformação, a comercialização, a industrialização e os serviços dos produtos derivados das culturas abrangidas.

Ele será executado nas bacias de produção agrícola definidas nas cinco zonas agroecológicas, nomeadamente a zona sudano-saheliana para o sorgo e o milho, a zona florestal bimodal para o milho e a mandioca, a zona florestal monomodal para a mandioca e o milho, a zona dos altos planaltos para o milho e a zona de alta savana guineense para o milho.

O diretor das operações do Banco Mundial nos Camarões, Gregor Binkert, revelou, por seu turno, que o PIDMA deverá beneficiar mais de 120 pequenos agricultores agrupados no seio das cooperativas e prestará aos agricultores a assistência técnica necessária mobilizando diversos parceiros ou prestadores, nomeadamente os serviços de pesquisa que fornecerão aos produtores sementes melhoradas e tecnologias agrícolas mais satisfatórias.

O PIDMA é uma iniciativa conjunta do Governo camaronês, da Associação Internacional para o Desenvolvimento (AID) e da Sociedade Financeira Internacional (SFI).

-0-  PANA EB/JSG/MAR/TON  16dez2014

16 Dezembro 2014 14:20:43


xhtml CSS