Banco Mundial financia projecto de saúde e educação no Congo

Brazzaville- Congo (PANA) -- O Banco Mundial (BM) emprestou ao Congo 20 milhões de dólares americanos (cerca de nove biliões de francos CFA) para financiar dois projectos nos sectores básicos, nomeadamente a saúde e a educação, soube quinta-feira a PANA de fonte próxima do Ministério congolês da Economia, Finanças e Orçamento.
Segundo a fonte, o ministro da Economia, Finanças e Orçamento, Pacifique Issoïbeka, e a directora das operações do Banco Mundial, Marie Françoise Marie-Nelly, assinaram quarta-feira em Brazzaville dois acordos avaliados respectivamente em 15 milhões de dólares e cinco milhões de dólares americanos.
O primeiro destina-se ao projecto de apoio à educação básica (PRAE BASE) e o último ao Conselho Nacional de Luta contra a Sida (CNLS).
O acordo relativo ao sector educativo visa reforçar os meios de que o Governo dispõe para aplicar uma estratégia sectorial no domínio educativo.
Permitirá igualmente financiar acções para a melhoria da qualidade dos recursos humanos no ensino básico, o aumento da oferta dos serviços educativos, a disposição do material didáctico bem como o apoio à juventude não escolarizada e a povos autóctones (pigmeus).
O novo acordo concluído no sector sanitário permitirá, por seu turno, financiar acções complementares em matéria de luta contra o HIV/Sida onde a taxa de seroprevalência é de 4,2 por cento a nível nacional, mas com disparidades nas diferentes cidades e municípios do país.
O objectivo é reduzir a prevalência desta pandemia e melhorar a assistência de pessoas que vivem com o HIV/SIDA.

23 Julho 2009 17:35:00




xhtml CSS