Banco Mundial financia campanha agrícola na RCA

Bangui, República Centro Africana (PANA) - O Banco Mundial, em acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e em coordenação com o Programa Alimentar Mundial (PAM), financia um programa avaliado em 20 milhões de dólares americanos  para fornecer ajuda alimentar e apoio à produção agrícola na República Centro Africana (RCA), segundo um comunicado divulgado pela FAO.

O representante residente do Banco Mundial na RCA, Midou Ibrahima, disse que "o projeto de emergência inscreve-se no engajamento que subscreveu o Banco Mundial de 100 milhões de dólares americanos com vista a contribuir para restabelecer os serviços públicos essenciais, fornecer víveres, cuidados de saúde e facilitar a recuperação do setor agrícola na República Centro Africana".

A curto prazo, as atividades levadas a cabo a título do acordo consistirão principalmente em fornecer sementes e instrumentos a nove mil famílias de agricultores que vão receber 25 quilógramas de sementes cada, permitindo-lhes colher seis mil toneladas de milho, amendoins e arroz até setembro de 2014 no termo da próxima campanha agrícola, que arranca em meados de abril.

"Os agricultores necessitam deapoio para poder produzir os alimentos que consumem, restabelecer os seus meios de existência e tirar parte das oportunidades económicas locais", declarou o representante interino da FAO na RCA, Alexis Bonte.

A longo prazo, o projeto vai abranger a autonomização de mais de 370 associações de agricultoras, representando mais de 11 mil mulheres.

Depois da insegurança que reina no país e que causou deslocações massivas de população durante a campanha agrícola de 2013, a maioria das comunidades indicaram que não havia sementes para assegurar a campanha agrícola.

Estas deslocações e a impossibilidade de cultivar causaram uma forte baixa da produção alimentar, enquanto na capital, Bangui, graves perturbações dos mercados fizeram subir os preços dos alimentos.

-0- PANA SSB/IBA/MAR/TON  21março2014

21 Março 2014 20:36:45




xhtml CSS