Agência Panafricana de Notícias

Banco Mundial financia agricultura irrigada no Senegal

Ziguinchor, Senegal (PANA) - O Senegal acaba de beneficiar de um financiamento de mais de 16 biliões de francos CFA do Banco Mundial para desenvolver a agricultura irrigada em 11 províncias do país, incluindo Kolda (Alta Casamança), soube a PANA de fonte autorizada.

Este financiamento foi obtido graças ao Projeto de Apoio Regional à Iniciativa para a Irrigação no Sahel (PARIIS), cujo lançamento teve lugar quarta-feira, na capital do Fouladou (Kolda).

De uma duração de seis anos, este projeto visa essencialmente as explorações familiares, as organizações camponesas bem como as estruturas de parcerias, indicou a unidade de coordenação e de gestão do projeto numa nota de apresentação transmitida à PANA.

A mesma nota precisa que o PARIIS vai intervir nas fileiras cerealíferas (arroz), hortícolas e agroflorestais.

Este projeto inovador abrange três componentes que são a modernização do quadro institucional, o financiamento de soluções de investimento na irrigação e a gestão dos conhecimentos e coordenação.

Segundo a nota, a estratégia de aplicação é baseada na subcontratação, na abordagem género, na instauração de Zonas de Intervenção Prioritárias, bem como na identificação, na documentação e na passagem à escala das soluções de irrigação.

-0- PANA MAD/BEH/SOC/MAR/IZ 26jan2019