Banco Mundial estima em $ 100 biliões reconstrução da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - O Banco Mundial revelou que a operação de reconstrução da Líbia necessita de 100 biliões de dólares americanos, enquanto a da Síria exigia 170 biliões de dólares americanos, tendo em conta o estado de devastação destes dois países.

Durante uma conferência de imprensa na sede do Banco Mundial em Washington, o vice-presidente do Conselho de Administração do Departamento para Médio Oriente no Banco, Hafez Ghanem, disse que para o Iémen a institução bancária "trabalha em colaboração com o Banco Islâmico de Desenvolvimento e a União Europeia para avaliar o montante requerido para a reconstrução".

Falando da nova estratégia do Banco no Médio Oriente e na África do Norte, Ghanem disse que ela visa "restaurar na região a estabilidade, a paz e a luta contra a pobreza e o desemprego".

Mais de quatro anos depois da revolução de 17 de fevereiro que destituiu o regime do coronel Muamar Kadafi, a Líbia é um país devastado e a maioria das suas cidades foi destruída pelos combates e pelos confrontos armados que continuam ainda neste país da África do Norte.

Apesar dos biliões de dólares americanos gastos pelas novas autoridades, nenhum projeto de reconstrução foi iniciado na Líbia, o que levanta enormes supeitas de corrupção e dilapidação de fundos públicos.

-0-  PANA BY/BEH/MAR/TON  07outubro2015

07 Outubro 2015 18:01:16




xhtml CSS