Agência Panafricana de Notícias

Banco Mundial e ACNUR esforçam-se para apoiar refugiados sudaneses no Tchad

N'djamena, Chade (PANA) - A Chefe de Operações do Banco Mundial, Anna Bjerde, e o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, realizam uma visita conjunta ao Tchade, de 6 a 8 de Setembro, para ver a magnitude do  afluxo dos refugiados que fogem da crise sudanesa para o Tcade e reforçar a resposta no terreno.

Com pouco mais de um milhão de refugiados registados, o Tchade é o quinto maior país anfitrião de refugiados per capita do mundo, de acordo com um comunicado das Nações Unidas divulgado na quinta-feira.

A crise no vizinho Sudão está a contribuir para o aumento significativo das deslocações forçadas para o Chade, com 400.000 novas chegadas registadas desde 15 de Abril de 2023, quando o conflito no Sudão começou.

No quadro da resposta imediata, o Banco Mundial, o governo e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) estão a trabalhar em parceria para fornecer apoio económico às famílias de refugiados e às comunidades de acolhimento através de transferências monetárias e facilitar o acesso à educação e aos serviços de saúde, bem como o Projecto de Apoio aos Refugiados e Comunidades de Acolhimento (PARCA).

Este projeto já ajudou 70 mil famílias. Além disso, o ACNUR transferiu 43% dos refugiados espontâneos das zonas fronteiriças para campos existentes ou recentemente criados.

A Bjerde e o Grandi viajarão para campos de refugiados na região oriental do país para interagir com as populações deslocadas e as comunidades anfitriãs para fortalecer a coordenação e a resposta do Banco Mundial, do ACNUR e de outros parceiros de desenvolvimento à crise.

Vão reunir-se também com as autoridades do Chade, as principais partes interessadas e os parceiros de desenvolvimento e serão acompanhados pelas suas delegações. As acções estratégicas necessárias para reforçar a coordenação e o apoio aos refugiados e às comunidades de acolhimento na região oriental do país, bem como para ligar a ajuda humanitária e o desenvolvimento, também serão discutidas durante a missão.

-0- PANA AR/MA/NFB/JSG/SOC/MAR 07set2023