Agência Panafricana de Notícias

Banco Mundial concede cerca de $ 50 milhões à Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Banco Mundia(BM) vai colocar à disposição da Mauritânia 15 biliões de ouguiyas (cerca de 50 milhões de dólares americanos) para a realização dum Projeto Sub-regional de Apoio ao Pastorícia no Sahel (PRAPS), soube a PANA este domingo de fontes próximas da instituição financeira.

Estes fundos servirão para financiar a componente mauritana dum projeto sub-regional cuja duração está prevista para um período de sete anos.

O projeto tem como objetivo «o acesso a meios de produção essenciais, aos serivços e aos mercados para os pastores e os agropastores nas zonas transfronteiriças específicas e ao longo dos eixos de transumância e reforçar a capacidade dos países de responder pronta e eficazmente às crises e às emergências pastorícias ».

Ele deverá permitir estabelecer as bases dum desenvolvimento socioeconómico sustentável no setor agropastoril no Sahel, quepossui 50 milhões de atores, segundo a diretora regional das Operações do Banco Mundial, Vera Songwe.

Na Mauritânia, 400 mil indivíduos deverão beneficiar deste projeto agropastoril. A Mauritânia possui cinco milhões de cabeças de gado, ou seja um milhão e 200 mil cabeça per capita.

-0- PANA SAS/BEH/FK/TON 21junho2015