Banco Mundial concede $ 40 milhões ao Congo para madeira

Brazzaville, Congo (PANA) – O Banco Mundial (BM) acaba de conceder ao Congo um empréstimo de 40 milhões de dólares americanos para melhorar a contribuição da fileira da madeira ao orçamento do Estado, há muito dependente do petróleo.

Segundo Jean Mabi Muwmba, especialista do BM para o setor público que falava no termo duma reunião com o ministro congolês da Economia Florestal e Desenvolvimento Sustentável, Rosalie Matondo, o setor florestal tem um potencial importante na economia congolesa.

« A vertente que nos interessa é a vertente receitas, no quadro das finanças públicas. Trata-se de diversificar as receitas, porque o setor florestal tem um potencial importante. Infelizmente, nesta última década, a sua contribuição tornou-se marginal a nível do orçamento do Estado » , precisou Mabi Muwmba, que acaba de efetuar uma visita ao Congo-Brazzaville.

O objetivo desta sua missão foi identificar as prioridades do departamento da economia florestal, o orçamento do Estado congolês que, à semelhança os dos outros países petroleiros, está confrontado com a baixa do preço do barril do petróleo.

A opção do relançamento das receitas da madeira está ainda na fase das discussões, enquanto todas as demais atividades estão ainda por definir.

« Estamos a discutir com as autoridades congolesas para poder encontrar um consenso sobre as prioridades que vão ser tomadas por este projeto, precisou o perito do Banco Mundial.

-0- PANA MB/JSG/MAR/IZ 27set2016

27 Setembro 2016 12:03:42




xhtml CSS