Banco Mundia desembolsa $ 20,8 milhões para ações comunitárias no Níger

Niamey, Níger (PANA) – O Banco Mundial (BM) concedeu terça-feira ao Níger um financiamento adicional de 20 milhões e 800 mil dólares americanos, destinado ao Programa de Ações Comunitárias Fase 3 (PAC3) para uma duração de dois anos, soube-se de fonte oficial no local.

O acordo de financiamento foi assinado pela ministra nigerina do Plano, Kané Aïchatou, pelo representante-residente do BM no Níger, Siaka Bakayoko, e pelo ministro nigerino da Agricultura e Pecuária, Mohamed Boucha.

Falando durante a cerimónia, Aichatou indicou que este fundo permitirá basear o empreendimento na melhoria da produtividade das culturas agrícolas, incluindo a pequena irrigação, aumentar as possibilidades de gerar receitas, em particular para  mulheres, e melhorar a gestão duradoura das terras e águas.

Sublinhou que a verba representa uma possibilidade de extensão e obtenção de resultados suplementares eficazes do projeto, incluindo uma produtividade agrícola particularmente acrescida, bem como a possibilidade de lutar contra a desnutrição nas comunas mais afetadas.

O objetivo de desenvolvimento será assim alargado à melhoria da produtividade agrícola e à sua diversificação em produtos agrícolas de alto valor nutritivo , declarou.

O financiamento adicional cobrirá 121 mil famílias beneficiárias diretas suplementares , ou seja quase 847 mil pessoas, priorizando pequenos exploradores agrícolas, pequenos pastores,  jovens e mulheres.

Por sua vez, o representante-residente do BM no Níger, Siaka Bakayoko, declarou que a convenção de financiamento  assinado "dá uma nova dimensão à cooperação entre o Governo do Níger e a instituição financeira".

Bakayoko lembrou numerosas ações realizadas no quadro do PAC 3 e que contribuíram para melhorar os quadros de vida das populações nigerinas.

São quase 922 micro-projetos, dos quais 375 micro-projetos de atividades geradoras de receitas, 295 micro-projetos de gestão das terras e águas, 252 micro-projetos de infraestruturas socioeconómicas financiados e executados até ao momento, acrescentou o represdentante do BM no Níger.

-0- PANA SA/IS/IBA/FK/DD 9agosto2017

09 Agosto 2017 16:12:16




xhtml CSS