Banco Africano de Desenvolvimento homenageia Mandela

Dakar, Senegal (PANA) - O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Donald Kaberuka, prestou homenagem segunda-feira ao antigo Presidente sul-africano, Nelson Mandela, falecido quinta-feira aos 95 anos de idade.

O BAD revela num comunicado que Kaberuka faz parte dos líderes e dirigentes do mundo presentes esta terça-feira em Joanesburgo para prestar uma última homenagem a Mandela, que será inumado a 15 de dezembro na sua aldeia natal de Qunu.

"Vestindo o luto hoje, celebramos igualmente uma vida extraordinária que afetou os corações de milhões de pessoas", declarou Kaberuka.

O presidente do BAD fez igualmente referência a Mandela como um verdadeiro servidor, não só para o seu país e África, mas para todos homens e todas as mulheres no mundo inteiro.

"A sua liderança baseou-se na humildade, na humanidade e no desejo ardente para a mudança. A sua visão fundava-se na igualdade e nas oportunidades iguais para todos, e a melhor homenagem a Madiba consistirá em tentar cada dia que Deus faça concluir a missão que ele começou", sublinha o comunicado.

O comunicado indica ainda que o BAD homenageou um homem cuja libertação da prisão, a 11 de fevereiro de 1990, balizou a via para a ida duma delegação de alto nível do BAD à África do Sul e a encomenda dum estudo relativo à maneira de integrar o país nas suas operações.

"Hoje, a África do Sul constitui um ator essencial nas operações do banco tanto na estrutura do seu capital-ações como na qualidade de cliente engajado, e Joanesburgo acolhe um dos dois centros regionais de recursos do banco", congratulou-se o presidente do BAD.

-0- PANA MLJ/VAO/ASA/TBM/SOC/MAR/IZ 10dez2013

10 Dezembro 2013 12:02:02




xhtml CSS