Ban Ki-moon promete compromisso da ONU para promover igualdade de género

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, prometeu encorajar as mulheres e sublinhou a necessidade de a ONU e os seus parceiros estabelecerem as bases para permitir a todas as mulheres gozar dos seus direitos e ser responsabilizadas.

Ban Ki-moon fez esta promessa, quarta-feira, durante uma sessão de fotos com a ex-secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, e Phumzile Mlambo-Ngcuka, diretora executiva da ONU-Mulheres, a agência onusina encarregue da igualdade do género e responsabilização das mulheres, antes da sua reunião na sede da organização mundial.

Segundo o Secretário-Geral da ONU, 2015 será crucial para o futuro do desenvolvimento e os direitos das mulheres.

« O próximo ano vai marcar a data de realização das metas da luta contra a pobreza a nível mundial, mais conhecidas sob o nome de Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), que comporta critérios espécificos para a igualdade do género », lembrou.

Ele indicou que os países estão a trabalhar igualmente para a adoção dum programa mundial de desenvolvimento além de 2015 e também sobre os acordos mundiais relativos às mudanças climáticas até ao fim do próximo ano.

Ban Ki-moon sublinhou que 2015 vai igualmente marcar o 20º aniversário da Conferência histórica das Mulheres realizada em Beijing (China).

A Declaração e a Plataforma de Ação de Beijing, adotadas por unanimidade pelos 189 países, são consideradas como o documento político chave a nível mundial sobre a igualdade do género e que analisa as questões cruciais tais como as mulheres e a pobreza, a violência contra as mulheres e os direitos das mulheres.

O Secretário-Geral da ONU declarou que muitos progressos foram registados desde então, mas que várias mulheres estão confrontadas com diversos casos de discriminação e de violência.

Esta semana em Nova Iorque, a ONU-Mulheres vai albergar uma série de manifestações sobre a igualdade do género, à margem da reunião em curso do grupo de trabalho encarregue de preparar uma proposta sobre os Objetivos Sustentáveis de Desenvolvimento, solicitada pelos países-membros da ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável de 2012, realizada no Rio de Janeiro, no Brasil.

As questões gerais a discutir pelo grupo incluem os oceanos e mares, as florestas e a biodiversidade, a prevenção de conflitos, a manutenção da paz após o período de conflito, a manutenção da paz e a promoção da paz duradoura e o Estado de Direito e a governação, bem como a promoção da igualdade.

-0- PANA AA/MA/ASA/JSG/FK/TON  6fev2014

06 Fevereiro 2014 17:09:19




xhtml CSS