Bamako acolhe domingo torneio internacional de râguebi

Bamako- Mali (PANA) -- A capital maliana alberga de cinco a 12 de Outubro o torneio internacional de râguebi Zona Norte de África chamado "Super 16" e organizado pela Confederação Africana de Râguebi em parceria com a International Ragby Board (IRB), soube sexta-feira a PANA em Bamako.
Este torneio, que vai decorrer nos relvados dos Estádios Omnisports Modibo Keïta e 26-Mars de Bamako, vai juntar oito equipas da zona África Ocidental repartidas em dois grupos: Nigéria, Mali e Benim (grupo A), Camarões, Togo, Gana e Mauritânia (grupo B).
O vencedor deste torneio encontrar-se-á, no âmbito duma final continental, com o vencedor do torneio Zona Sul, indicam os organizadores.
Os Hippo XV, constituídos nos anos 1960, são a origem do râguebi no Mali que conta apenas duas equipas, designadamente os Hippo XV e a Associação Maliana para a Promoção do Râguebi (AMPR), integrada maioritariamente por expatriados europeus.
A jovem Federação Maliana de Râguebi FMR), animada em parte por expatriados franceses, prevê a construção dum campo, a criação de escolas de râguebi nos subúrbios, a formação de árbitros e treinadores, bem como a criação de novos clubes nas outras capitais regionais.
"Foram feitos contactos para a criação duma equipa em Tombouctou (norte) e em Ségou (centro), duma equipa de gendarmes e duma equipa de guardas de polícia em Bamako, o que vai permitir criar um campeonato maliano", disse membro da FMR.

03 Outubro 2003 21:24:00


xhtml CSS