Agência Panafricana de Notícias

Balanço de vítimas de tragédia em Moçambique sobe para 7 mortos

Manica, Moçambique (PANA) – Subiu para sete o número de mortos do acidente ocorrido última segunda-feira no rio Mussapa, distrito de Sussundenga, província central de Manica, em Moçambique, quando as águas transbordaram arrastando consigo uma viatura no interior da qual seguiam 21 pessoas.

Durante as operações de busca, as equipas de socorro encontraram os corpos de dois menores, um dos quais de apenas nove meses.

Estes juntam-se a outros cinco mortos cujos corpos foram recuperados sem vida logo após o sinistro.

A viatura pertence à Reserva Nacional de Chimanimani, situada em Sussundenga.

No total são 21 pessoas envolvidas no incidente, das quais foram resgatadas 11 com vida.

As ações de busca prosseguem para a localização das pessoas já identificadas, sendo o fiscal da Reserva e dois membros da comunidade local.

O Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER) já mobilizou uma equipa para garantir assistência às vítimas, bem como intensificar as operações de busca das pessoas desaparecidas.

“Recebemos essa notícia com muita preocupação. Viemos para nos juntarmos às famílias e às vítimas da tragédia e prestar o apoio necessário para que as cerimónias fúnebres decorram sem grandes sobressaltos", indicou a secretária permanente do MITADER, Sheila Santana Afonso.

Segundo ainda Sheila Afonso, as buscas vão continuar "para ver se conseguimos resgatar as três pessoas que estamos à procura. Contamos com o envolvimento da comunidade circunvizinha que desde o primeiro minuto esteve a trabalhar para salvar as pessoas”, disse.

Ela garantiu que os corpos serão recuperados e que será concedida assistência às famílias das vítimas.

“Estamos a providenciar urnas e outros mantimentos às vítimas. Temos fé que as restantes vítimas serão encontradas”, disse.

Equipas de bombeiros estão a trabalhar com a ajuda da comunidade local para encontrar, além das três pessoas desaparecidas, a viatura no interior da qual as vítimas seguiam a bordo.

-0- PANA AIM/IZ 02março2017