Agência Panafricana de Notícias

BREXIT vai afetar negativamente trocas comerciais entre Reino Unido e Botswana

Gaborone, Botswana (PANA) – As discussões entre o Reino Unido e o Botswana deverão diminuir, nos próximos anos, enquanto a Grã-Bretanha inicia o seu processo de saída da União Europeia (UE).

Derek Hudson, ex-governador do Banco Central do Botswana (BOB), anunciou quarta-feira que o Brexit coloca o Botswana no fim da lista das prioridades do Reino Unido.

O Reino Unido deve sair oficialmente da UE e trabalha atualmente para consolidar as suas relações comerciais bilaterais com economias poderosas, em previsão desta saída.

Hudson indicou que o interesse do Botswana de aumentar as suas relações comerciais com o Reino Unido segue uma linha embora o atual ministro britânico do Desenvolvimento Internacional tem uma paixão pelas jovens economias.

« Felizmente para o Botswana, contudo, o novo ministro britânico do Desenvolvimento Internacional, Priti Patel, deseja muito aumentar as relações comerciais com os países em desenvolvimento, que no passado receberam uma ajuda de desenvolvimento do Reino Unido », indicou Hudson.

Sendo o Botswana um país exportador de carne de vaca, Hudson acredita que o seu rumo depende da atitude dos responsáveis veterinários do Ministério da Agricultura da Grã-Bretanha em relação aos atuais regulamentos veterinários europeus.

« Poderá ter um meio para os veterinários britânicos liberalizar as regras veterinárias atuais estritas. O que, além disso, coloca a questão de saber se a Comissão Tswanesa da Carne (BMC) vai no futuro ser autorizada a aumentar as suas exportações de carne bovina para o Reino Unido”, sublinhou Hudson.

-0- PANA DRW/MA/FJG/TBM/MAR/IZ 05out2016