BM doa $ 20 milhões ao Burundi para restruturação de sistema

educativo Bujumbura- Burundi (PANA) -- O Banco Mundial (BM) vai disponibilizar para o Burundi cerca de 20 milhões de dólares americanos para o ajudar a restruturar o seu sistema educativo no período 2007-2015, anunciou quarta-feira em Bujumbura o ministro burundês da Educação Nacional e Cultura, Sidi Kibeya.
O ministro indicou o conteúdo do Projecto de Apoio à Reabilitação do Sistema Educativo Nacional (PARSEB), que será financiado pelo Banco Mundial, aos governadores proviniciais e aos administradores comunais do país, chamados a desempenhar um papel determinante no acompanhamento e na boa gestão das infra-estruturas escolares.
No ensino primário, uma parte do montante vai servir para a construção de 220 novas escolas e para a reabilitação de 200 outras, de acordo com Kibeya.
O objectivo global do Governo é assegurar toda a capacidade de acolhimento das crianças burundesas em idade escolar até 2010 e combater desistências até 2015, sublinhou o governante burundês.
A nível das outras etapas, este donativo do Banco Mundial deverá permitir fazer do Ensino Técnico e Profissional e do Ensino Superior de Ciências e Tecnologias "instrumentos para o progresso, o desenvolvimento e o crescimento económico" do Burundi, de acordo com Kibeya.

05 Julho 2007 19:56:00


xhtml CSS