BM desembolsa $ 30 milhões para desenvolver infraestruturas urbanas no Togo

Lomé, Togo (PANA) - O Banco Mundial (BM) acaba de disponibilizar 30 milhões de dólares para o desenvolvimento das infraestruturas urbanas no Togo, soube a PANA de fontes próximas duma missão da referida instituição em Lomé.

Disponibilizado através da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), afeta ao BM, o fundo visa financiar o Projeto de Infraestrutura e de Desenvolvimento Urbano (PIDU) cujo objetivo é "renovar, reabilitar e melhorar as infraestruturas nos bairros desfavorecidos das cidades de Lomé, Kara, a cerca de 400 quilómetros a norte da primeira, e Dapaong, a 650 quilómetros a norte da primeira.

A verba servirá igualmente, de acordo com o BM, para "consolidar as capacidades institucionais de sete municípios, designadamente Atakpamé, Dapaong, Lomé, Kara, Kpalimé, Sokodé, Tsevié, graças a uma assistência técnica e formações para garantir uma gestão sustentável do desenvolvimento urbano".

O projeto financiado beneficiará cerca de dois milhões e 300 mil pessoas, direta ou indiretamente. O PIDU resulta do êxito do Projeto de Emergência para a Reabilitação das Infraestruturas e Serviços Elétricos (PURISE), igualmente financiado pelo BM.

O financiamento coincide com a nomeação, desde a 10 de julho corrente, da nova representante do BM no Togo, Hawa Cissé Wague, que sucede a Joelle Dehasse, cujo mandato terminou a 30 de junho último.

O BM é um dos principais parceiros no desenvolvimento do Togo, com projetos nos domínios da educação, da saúde, da agricultura, do ambiente, da luta contra a pobreza e da governação económica.

-0- PANA FAA/IS/MAR/DD 24jul2018

24 Julho 2018 09:39:53


xhtml CSS