BM concede $ 50 milhões à Côte d'Ivoire para emprego de jovens

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA)   - O Banco Mundial (BM) aprovou um  financiamento de 50 milhões de dólares americanos destinados a continuar o apoio concedido à ação lançada pela Côte d’Ivoire para promover as perspetivas do emprego para os jovens e desenvolver programas de formação  profissional juvenil, indica  um comunicado transmitido à PANA.

Este financiamento vem reforçar o apoio do BM ao Projeto para o Emprego dos Jovens e Desenvolvimento das Competências na Côte d’Ivoire (PEJEDEC) iniciado em 2011 ao conceder um apoio financeiro que permite à Côte d’Ivoire criar uma receita temporária para uma juventude vulnerável  e oferecer-lhe oportunidades de empregos.

Vai apoiar também dispositivos de formação profissional e prever um programa de empregos que permitirá aos jovens adquirir uma experiência em setores portadores de crescimento económico a  fim de  melhorar  a sua empregabilidade e de aumentar as suas perspetivas de remuneração futuras.

Segundo o diretor das Operações do Banco Mundial para a Côte d’Ivoire, Burkina Faso, Togo, Benin e Guiné-Conakry, Ousmane Diagana, o Governo ivoiriense  colocou a criação dum capital humano qualificado e competitivo no centro das suas estrastégias de médio e longo prazos para garantir um crescimento sustentável  e melhorar a competitividade.

« Os esforços de melhoria e de promoção do emprego dos jovens  vêm reforçar o diagnóstico-país sistemático recentemente efetuado na Côte d’Ivoire. Este prioriza a criação de empregos enquanto fator essencial de coesão social e de consolidação da paz e da estabilidade no país”, notou.

Este projeto reforçará o alinhamento das atividades do BM com as prioridades da estratégia governamental de relançamento do emprego de 2013  bem como com a análise de dados recentes sobre o emprego que sublinham a necessidade de aumentar a produtividade na agricultura e no trabalho independente fora da agricultura, dois setores que concentram a maioria dos empregos ocupados pelos trabalhadores pobres.

-0- PANA BAL/BEH/FKIZ 31março2015

31 Março 2015 08:55:11




xhtml CSS