BADEA financia seis países africanos

Dakar, Senegal (PANA) - O Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico de África (BADEA) concedeu créditos de 54 milhões e 100 mil dólares americanos a seis países africanos, à margem das Assembleias Anuais do Grupo do Banco Mundial (BM) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), organizadas em Tóquio de 9 a 14 de outubro de 2012.

Os países beneficiários destes créditos são o Togo, o Gana, a Guiné, o Quénia, o Níger e o Uganda.

Ao Togo foram concedidos nove milhões de dólares americanos para contribuir para o financiamento do projeto de desenvolvimento rural na zona da planície de Djagblé.

Segundo um comunicado do BADEA, este projeto tem por objetivo principal a contribuição para a autossuficiência alimentar do país e a lua contra a pobreza.

Por seu turno, o Gana vai receber oito milhões e 60 mil dólares americanos para o financiamento do projeto de desenvolvimento rural integrado que visa contribuir para a aplicação da estratégia do Estado para o desenvolvimento e a redução da pobreza, através da repartição equitativa do desenvolvimento económico e social no país.

Além disso, nove milhões e 50 mil dólares americanos foram concedidos à Guiné Conakry para o financiamento do projeto de fornecimento de água potável a cinco cidades situadas na região da Média Guiné, no noroeste do país e na região florestal no sudeste.

Para o Quénia, os créditos concedidos estimam-se em 10 milhões de dólares americanos para contribuir para o financiamento do projeto dum hospital, que visa assegurar serviços de saúde a cerca de 350 mil habitantes da cidade de Rongai e do centro de Koibatek.

Cinco milhões de dólares americanos foram atribuídos ao Níger para o financiamento do projeto da estrada Gouré-Djajiri do eixo Goudoumaria-Djajiri que deve contribuir para a realização da rede rodoviária no quadro da NEPAD, entre outros, da estrada Argel-Lagos e a sua ligação com a estrada transariana Dakar- Niamey-Zinder- N’djaména-Al Fachir /Sudão).

O BADEA concedeu igualmente 12 milhões de dólares americanos ao Uganda para o financiamento do projeto da estrada Masaka - Bukakata.

-0- PANA CP/JSG/MAR/TON 15out2012

15 Outubro 2012 10:02:59




xhtml CSS