BADEA financia projetos de construção de hospital em Moçambique

Cartum, Sudão (PANA) - O Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA) concedeu a Moçambique um empréstimo de nove milhões de dólares americanos para o financiamento do projeto de construção e equipamento dum hospital geral em Nampula, anunciou o banco num comunicado.

O empréstimo é reembolsável em 30 anos, com um prazo de graças de 10 anos e uma taxa de juro anual de um porcento, indica o comunicado.

O acordo de empréstimo foi assinado segunda-feira em Cartum, no Sudão, à margem da assembleia anual do Banco Islâmico de Desenvolvimento, pelo diretor-geral do BADEA, Abdelaziz Khelele, e pelo ministro moçambicano das Finanças, Manuel Chang.

Segundo o comunicado do BADEA, o projeto de construção do hospital geral em Nampula enquadra-se na aplicação da política do Governo moçambicano de generalização e modernização da cobertura dos serviços de saúde.

Visa responder às necessidades básicas que permitam melhorar as condições sanitárias na zona do projeto, reduzir a taxa de mortalidade das crianças e das mães, melhorar a sensibilização e as condições de saúde da população de Nampula, e cidades vizinhas, acrescenta o docuemento.

Este empréstimo eleva o volume dos compromissos do BADEA a favor de Moçambique para 229,815 milhões de dólares americanos que abrangem 27 projetos e 15 operações de assistência técnica, indica o banco.

-0- PANA CP/JSG/MAR/IZ 3abril2012

03 Abril 2012 17:44:25




xhtml CSS