BADEA financia projeto de reabilitação de estrada no Togo

Cartum, Sudão (PANA) - O Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA) concedeu ao Togo um empréstimo de 10 milhões de dólares americanos para o financiamento do projeto de reabilitação da estrada Kpalimé-Atakpamé, nomeadamente o eixo Adagali-Atakpamé, anunciou um comunicado da instituição bancária recebido pela PANA.

O empréstimo do BADEA é reembolsável num período de 30 anos, incluindo um período de graças de 10 anos com uma taxa de juro anual de 1 porcento.

O acordo de empréstimo foi assinado segunda-feira em Cartum, no Sudão, à margem da assembleia anual do Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID) pelo diretor-geral do BADEA, Abdelaziz Khelef, e pelo ministro togolês da Economia e Finanças, Adji Otéth Ayassor.

Segundo o comunicado, o projeto inscreve-se nas prioridades do setor dos transportes no Togo e visa contribuir para o desenvolvimento económico e social do país melhorando a rede rodoviária nacional.

Além da ligação entre o Togo e o Gana, ele permite igualmente desencravar a zona do projeto, facilitar a deslocação das populações e de mercadorias, desenvolver as actividades económicas na região dos planaltos conhecida pela sua extensão e pela sua densidade de população elevada, bem como a sua produção de café, de cacau e de algodão.

Este novo empréstimo eleva o volume dos engajamentos do BADEA a favor do Togo para 55,305 milhões de dólares americanos que abrangem  nove projetos e 10 operações de assistência técnica.

-0- PANA CP/JSG/MAR/TON 3abril2012

03 Abril 2012 13:12:11




xhtml CSS