BADEA financia Uganda para construção de estrada

Dakar, Senegal (PANA) - O Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA) concedeu ao Uganda um empréstimo de 11 milhões e 500 mil dólares americanos com vista a contribuir para o financiamento do projeto de construção da estrada Luwero-Butalangu, segundo um acordo assinado domingo em Cartum, no Sudão, sede da instituição.

Durante a mesma cerimónia, as duas partes assinaram igualmente um acordo de garantia para duas linhas de crédito de seis milhões de dólares americanos e de 10 milhões de dólares americanos a favor do Banco de Desenvolvimento do Uganda, anuncia um comunicado do BADEA chegado segunda-feira à PANA, em Dakar.

A construção da estrada Luwero-Butalangu deverá permitir a melhoria do setor do transporte público, nomeadamente a rede rodovíaria nacional e garantir a ligação das províncias do centroeste do país ao resto das províncias e à capital, Kampala.

O projeto permitirá igualmente melhorar a circulação de pessoas e bens, a redução dos custos de transporte, o desenvolvimento das atividades económicas e comerciais, o acesso aos serviços socioeconómicos e a redução da pobreza na zona do projeto, indica o comunicado.

Por seu turno, o acordo de garantia para as duas linhas de crédito concedidas ao Banco de Desenvolvimento do Uganda permitirá financiar projetos do setor privado e as exportações de produtos de origem árabe para o Uganda.

Estes novos empréstimos abrangem o montante total dos compromissos do BADEA a favor do Uganda no valor de 184 biliões e 590 milhões de dólares americanos que servirão para financiar 38 operações de desenvolvimento compreendendo 20 projetos, 14 operações de assistência técnica, duas operações no domínio do comércio externo e do setor privado e dois empréstimos especiais de Assistência Árabe para África (SAAFA).

-0- PANA CP/JSG/MAR/IZ 20fev2017

20 Fevereiro 2017 12:07:02




xhtml CSS