BADEA empresta $ 25,2 milhões a quatro países africanos

Dakar, Senegal (PANA) – O Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA) assinou vários acordos de empréstimo no valor de 25 milhões 200 mil dólares americanos com São Tomé e Príncipe, Mali, Tanzânia e Quénia.

Um comunicado do BADEA transmitido esta quarta-feira à PANA indica que estes acordos foram rubricados à margem das reuniões anuais do Banco Mundial (BM) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) de 20 a 24 de setembro corrente em Washington, nos Estados Unidos.

No quadro destes acordos, São Tomé e Príncipe recebeu um empréstimo de três milhões 200 mil dólares americanos para financiar o abastecimento de água da cidade de Ribeira Afonso.

Por seu lado, o Mali obteve um empréstimo de quatro milhões de dólares americanos para financiar uma linha de crédito no Banco de Solidariedade Maliano, com vista a reforçar as atividades financeiras deste banco e conceder créditos às pequenas empresas.

À Tanzânia o BADEA emprestou oito milhões de dólares americanos para ajudar este país a financiar o projeto de abastecimento de água da comuna de Orkesumet, ao passo que o acordo assinado entre o BADEA e o Quénia visa um crédito de 10 milhões de dólares para ajudar este último no financiamento da eletrificação rural em cinco províncias.

Estes quatro empréstimos foram concedidos em condições preferenciais, em conformidade com o plano quinquenal do BADEA (2010-2012) e devem ser reembolsados num prazo de 30 anos, com um período de graça de 10 anos e uma taxa de juro anual de um porcento.

-0- PANA PR/SEG/FJG/TBM/FK/IZ 28set2011

28 Setembro 2011 16:41:33




xhtml CSS