BADEA e Serra Leoa assinam acordo de co-financiamento de projectos

Freetown- Serra Leone (PANA) -- O Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA) e o governo serra-leonês assinaram quinta-feira um acordo para co-financiar o Projecto de Geração de Electricidade da Região oeste da Serra Leoa.
O acordo, cujo valo não foi especificado, foi assinado pelo vice- ministro serra-leonês das Finanças, Joseph Kallon, e pelo director- geral do BADEA, Medhat Sami Lofty, em Freetown.
Tomando a palavra nessa ocasião, Kallom declarou que o objectivo deste projecto é construir centrais térmicas de 50 MW para abastecer o Projecto Hidroeléctrico de Bumbuna que ainda é por concluir.
O ministro indicou que a convenção vai abranger a primeira fase deste empreendimento que vai permitir a instalação duma mini-central em Blaskhall Road para abastecer de electricidade a parte leste da cidade capital, Freetown.
Por sua vez o DG do BADEA, Medhat Sami Lofty, disse que a sua instituição só vai disponibilizar oito milhões de dólares americanos, devendo o governo serra-leonês completar o resto.
Lofty deu a conhecer que o banco aceitou também financiar, entre outros projectos, a reconstrução da estrada Kenema-Koindu no princípio do ano 2006 e a reabilitação do Colégio Universitário de Njala assim como a reconstrução do corta-mato de Mount Aureol.

11 Agosto 2005 21:59:00




xhtml CSS