BADEA e Senegal assinam acordo de empréstimo

Dakar, Senegal (PANA) - O Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA) e o Senegal assinaram um acordo em virtude do qual a instituição bancária deverá conceder um empréstimo adicional de quatro milhões de dólares americanos com vista a contribuir para o financiamento do projeto de construção do hospital Dalal Jamm, em Dakar, a capital senegalesa, soube a PANA quarta-feira.

O acordo foi assinado por ocasião da 47ª reunião da Assembleia Anual do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) organizada em Arusha, na Tanzânia, de 31 de maio a 1 de junho.

O BADEA já concedeu um primeiro financiamento para este projeto, em 2006, no valor de sete milhões de dólares americanos (empréstimo inicial).

O empréstimo adicional é reembolsável num período de 30 anos, incluindo um prazo de graças de 10 anos e uma taxa de juro anual de 1 porcento.

O projeto de construção do hospital Dalal Jamm inscreve-se no programa do Governo que visa promover o setor da saúde melhorando, nomeadamente, a qualidade dos serviços de saúde.

O projeto visa assim melhorar a qualidade dos cuidados médicos prestados à população senegalesa em geral e aos habitantes da zona do projeto em particular, instaurar um polo médico que poderá constituir uma referência nacional e regional na matéria, reduzindo assim o número de transferências para cuidados no estrangeiro e dotar-se de infraestruturas de saúde de um nível técnico elevado capaz de atrair as competências nacionais.

O acordo de empréstimo foi assinado pelo diretor-geral do BADEA, Abdelaziz Khelef, e pelo ministro senegalês da Economia e Finanças, Amadou Kane.

Até finais de março passado, o total dos compromissos do BADEA a favor do Senegal atingiu cerca de 246,85 milhões de dólares americanos.

-0- PANA AAS/AAS/IBA/MAR/IZ 07junho2012

07 Junho 2012 18:20:24




xhtml CSS