BADEA e Pta Bank assinam protocolo de acordo

Dakar, Senegal (PANA) – O Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA) e o Pta Bank assinaram terça-feira um protocolo de acordo para reforçar a cooperação entre estas duas instituições no financiamento do setor privado nos países elegíveis à assistência do BADEA  e membros do Pta Bank.

No quadro deste acordo, o Pta Bank vai servir de intermediário  para o financiamento dos projetos do setor privado, utilizando um crédito do BADEA  com a possibilidade de cofinanciamento.

Além disso, a cooperação no domínio do financiamento do comércio e promoção das relações comerciais árabo-africanas bem como a troca de informações e de experiências  estão projetados como  um objetivo de reforço da relação entre as duas instituições.

O protocolo de acordo foi rubricado pelo diretor-geral do BADEA, Abdelaziz Khelef,  e pelo presidente do Pta Bank, Admassu Tadesse.

Um comunicado comum das duas instituições indica que a cooperação entre o BADEA  e o Pta Bank começou em 2009 com uma operação de 13 milhões de dólares americanos.

Assim, o  BADEA já desembolsou 83 milhões de dólares americanos para financiar quatro linhas de crédito para as exportações árabes para os países africanos.

O Pta Bank, que tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento dos países-membros do Mercado Comum da África Austral (COMESA), propondo projetos e financiamentos para o comércio, é considerado como o órgão financeiro do grupo.

A sua denominação oficial é Banco para o Comércio e Desenvolvimento da África Oriental e Austral, e tem a sua sede no Burundi com representações regionais no Quénia, nas ilhas Maurícias e no Zimbabwe.

-0- PANA PR/VAO/FJG/BEH/FK/IZ 06ago2014

06 Agosto 2014 13:25:32




xhtml CSS