BADEA e Cabo Verde assinam acordo de empréstimo

Dakar, Senegal (PANA) - O Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA) e Cabo Verde assinaram um acordo para a afetação ao arquipélago dum empréstimo de cinco milhões de dólares americanos com vista a contribuir para o financiamento da primeira fase do projeto de saneamento em Espargos, na ilha de Sal.

O acordo foi assinado por ocasião da 47ª Reunião da Assembleia Anual do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) organizada em Arusha, na Tanzânia, de 31 de maio a 1 de junho de 2012.

O empréstimo é reembolsável num período de 30 anos, com um período de graça de 10 anos e uma taxa de juro anual de 1 porcento.

O projeto situa-se na cidade de Espargos, no centro da ilha de Sal, no extremo nordeste do arquipélago.

Ele visa contribuir para a melhoria das condições sociais e económicas na cidade e promover a saúde pública, contribuir para a preservação do ambiente e para a luta contra a pobreza e contribuir para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

O acordo de empréstimo foi assinado para o BADEA pelo seu diretor-geral, Abdelaziz Khelef, e por Cabo Verde pelo diretor do Departamento de Mobilização dos Recursos do Ministério das Finanças e Planeamento, Carlos Furtado.

O total dos engajamentos do BADEA para Cabo Verde até finais de março de 2012 atingiu cerca de 108,500 milhões de dólares americanos.

-0- PANA PANA AAS/AAS/IBA/MAR/TON 06junho2012

06 Junho 2012 21:36:27




xhtml CSS