BADEA concede empréstimo de $ 8 milhões aos Camarões

Dakar- Senegal (PANA) -- O Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA) concedeu aos Camarões um empréstimo de oito milhões de dólares americanos para financiar o projecto da estrada Foumba-Magba, de acordo com um comunicado da instituição de financiamento a que a PANA teve acesso segunda-feira.
O acordo de empréstimo foi assinado pelo presidente do Conselho de Administração do BADEA, Ahmed Abdallah Al-Akeil, e pelo ministro camaronês da Economia, Planeamento e Reabilitação do Território, Louis Paul Motaze.
O projecto visa estender a rede rodoviária asfaltada do país, desencravar a província do oeste e proteger a comunicação entre as zonas de produção agrícolas e os centros de comercialização da capital, Yaoundé, e do porto de Doualá, sublinha o comunicado.
Ele tem igualmente por objectivo reduzir as despesas de transporte e os custos de manutenção da estrada e facilitar o tráfego de mercadorias entre o Tchad, a República Centro Africana e o porto de Doualá no Oceano Atlântico.
O empréstimo é reembolsável em 30 anos, com um prazo de graça de 10 anos e uma taxa de juro anual de 1 por cento.
O volume dos compromissos do BADEA a favor dos Camarões, incluindo o montante deste empréstimo, estima-se em 83 milhões de dólares americanos.

03 Dezembro 2007 11:15:00




xhtml CSS