BADEA concede $ 9 milhões à Gâmbia para melhorar produção de eletricidade

Cartum, Sudão (PANA) - O Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA) concedeu à Gâmbia emprestou nove milhões de dólares americanos com vista a contribuir para o financiamento dum projeto de extensão da estação de produção de eletricidade em Koto, anunciou um comunicado da referida instituição transmitido à PANA.

Este empréstimo é reembolsável num período de 30 anos, incluindo um prazo de graças de 10 anos, com uma taxa de juro anual de um porcento, de acordo com a fonte.

O acordo sobre este financiamento foi assinado segunda-feira úlltima em Cartum, no Sudão, à margem da assembleia anual do Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID), pelo diretor-geral do BADEA, Abdelaziz Khelet, e pelo ministro gambiano das Finanças e Assuntos Económicos ,Mambury Njie, lê-se no comunicado.

De acordo com o texto, o projeto entra no quadro do programa do Governo gambiano que visa aumentar a sua capacidade de produção de eletricidade, suprir o défice da procura  em termos de eletricidade, responder às mesmas necessidades expressas por famílias e empresas comerciais e industriais no grande Banjul e nas zonas rurais vizinhas, indica a fonte.

O projeto permitirá igualmente contribuir para o desenvolvimento das atividades economicas no país, a criação de novos empregos, a melhoria do nível de vida das populações, a luta contra a pobreza e o controlo do éxodo rural para cidades, indica o comunicado.

Este novo empréstimo eleva o volume dos compromissos o BADEA a favor da Gâmbia a 106,066 milhões de dólares americanos, de acordo com a fonte.

-0- PANA CP/JSG/MAR/DD 3abril2012

03 Abril 2012 14:57:22




xhtml CSS