BADEA concede $ 19,55 milhões a três países africanos

Dakar- Senegal (PANA) -- O Banco Árabe para o Desenvolvimento de África (BADEA) assinou três novos acordos de empréstimos, no valor de 19 milhões e 55 mil dólares americanos, com o Benin, o Burkina Faso e as ilhas Maurícias, indica um comunicado da instituição financeira transmitida segunda-feira à PANA.
O empréstimo concedido ao Benin, de um milhão e 55 mil dólares americanos, destina-se a financiar um projecto de saúde, sendo reembolsável em 30 anos, com um prazo de graça de 10 anos e uma taxa de juro anual de um por cento.
Por seu turno, o Burkina Faso beneficiou de oito milhões de dólares, para o projecto da estrada Koudougou-Ddougou destinado a desencravar as zonas do centro e do oeste do país, ricas em recursos agrícolas e em pecuária; e facilitar o transporte entre a zona do projecto e a República do Mali.
Este empréstimo é reembolsável em 30 anos, incluindo um prazo de graça de 10 anos, com uma taxa de juro anual de um por cento.
Finalmente, às ilhas Maurícias foram emprestados 10 milhões de dólares para financiar o projecto de construção da estrada Terre Rouge-Verdan-Iban (Segunda fase), destinado a apoiar a política do Governo em matéria de generalização no domínio do tratamento pela radioterapia e medicina nuclear.
O projecto visa igualmente assegurar a ligação entre o norte do país e o sul, contornando a capital, Port-Louis, e o seu crédito é reembolsável em 20 anos, com uma graça de cinco anos, e uma taxa de juro anual de três por cento.
Os diferentes acordos foram assinados domingo, no Cairo (Egipto), entre o director-geral do BADEA, Abdelaziz Khelef, e os embaixadores do Benin na Etiópia, Edouard Aho-Glele; do Burkina Faso no Egipto, Moussa Nébié; e das ilhas Maurícias no Egipto, Rashid Soobadar.
Os compromissos do BADEA a favor destes três países atingiram, até Outubro de 2008, um total de 376 milhões e 199 mil dólares americanos.

17 Novembro 2008 13:40:00




xhtml CSS