BAD participa no combate à poluição atmosférica em Marrocos

Dakar- Senegal (PANA) -- O Banco Africano de Desenvolvimeno (BAD) vai emprestar 85 milhões de dólares americanos a Marrocos para a modernização do seu programa ambiental da Sociedade Anónima Marroquina da Indústria de Refinação (SAMIR) que cobre mais de 90 por cento das necessidades do mercado local, indica uma declaração da referida instituição financeira publicada quarta-feira.
Este programa visa dotar a SAMIR de meios modernos para enfrentar a crescente procura local de produtos semi-destilados e refinados conforme às normas ecológicas internacionais.
O empreendimento vai permitir à SAMIR respeitar as normas globais que regem os poluentes a partir das suas estururas de produção e reduzir de maneira radical os pullentes atmosféricos provenientes da combustão dos seus produtos refinados.
Este melhoramento vai particularmente culminar na redução considerável das emissões do óxido de enxofre por veículos e contribuir para uma melhor sáude das populações, diminuindo assim a incidência das doenças respiratórias.
O projecto vai igualmente promover a transferência da tecnologia e desenvolver as aptidões dos trabalhadores da região de Mohammedia, sudeste de Rabat (capital marroquina).
Trata-se do primeiro empreendimento directamente financiado pelo Guiché do Sector Privado do BAD em matéria de redução da poluição atmosférica.

23 Junho 2005 11:28:00


xhtml CSS