BAD financia projetos agrícolas em países africanos

Dakar, Senegal (PANA) - O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou quinta-feira um empréstimo de 80 milhões de dólares americanos para financiar os projetos agrícolas em países africanos, entre os quais o Senegal e o Gana.

Num comunicado entregue quinta-feira à PANA, o BAD revela que o Grupo OLAM, líder mundial na transformação de produtos agrícolas, será a entidade credora que vai estimular o agronegócio em África.

"Em definitivo este programa vai aumentar a cadeia de distribuição alimentar regional e agir como catalizador para apoiar a criação de empregos e melhorar a sustentabilidade do setor do agronegócio e, por conseguinte, a segurança alimentar em África", sublinha o comunicado.

Segundo o BAD, o programa vai reforçar a integração da cadeia de valor agrícola do Grupo OLAM por investimentos na transformação de trigo e de óleo de palma em África.

Ela indica que, no quadro do programa, cinco subprojetos nos Camarões, no Gana, em Moçambique e no Senegal foram tomados em conta.

"Os mercados alimentares e agrícolas em África estão muito separados aos níveis regional, nacional e mesmo local devido à predominância de pequenas explorações agrícolas na região", sublinhou o BAD.

Ela acrescentou que a exploração das oportunidades no setor e o êxito na competição a nível dos mercados mundiais exigem uma eficácia no desdobramento da mão-de-obra das infraestruturas de trabalho para interligar os distribuidores e os compradores na região.

O banco indica que a dimensão e a capacidade de distribuição do Grupo Olam terão um impacto positivo nestas relações.

O Grupo Olam é um líder mundial na gestão da cadeia integrada de distribuição que dispõe de uma presença direta em 65 países.

Edificou uma posição de líder em vários dos seus negócios, incluindo o cacau, o café, o cajú, o sêsamo, o arroz, o algodão e a madeira.

Em África, o Grupo Olam está presente em 26 países e leva a cabo atividades em 28 outros.

-0- PANA MLJ/VAO/ASA/AAS/SOC/MAR/IZ 28junho2013

28 Junho 2013 10:41:31


xhtml CSS