BAD empresta a Cabo Verde 15 milhões de euros para cobrir défice orçamental

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) anunciou, quinta-feira, um empréstimo de 15 milhões de euros a Cabo Verde, para ajudar a cobrir o défice previsto na sua proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2014, apurou a PANA de fonte da instituição.

O OE de Cabo Verde para o próximo ano, entregue esta semana ao Parlamento para discussão e aprovação, prevê um défice de 82 milhões de euros, com receitas de 322 milhões de euros e despesas de 404 milhões de euros.

O Governo assegura que o défice, tal como nos anos anteriores, é financiado por investimentos externos e empréstimos concessionais.

O empréstimo agora aprovado pelo BAD insere-se no quadro dos programas de apoio à governação e de investimento público de Cabo Verde, estando este último projetado para 202,2 milhões de euros, mais 18,13 milhões de euros do que o executado este ano.

O BAD refere que este empréstimo concessional vai permitir a Cabo Verde consolidar as políticas macroeconómicas em curso e aumentar o crescimento económico, através de um forte apoio ao setor privado e à geração de emprego.

Este ano, o BAD já tinha financiado, até ao mês de julho, um total de seis projetos em Cabo Verde, no total de 67,32 milhões de euros.

Os financiamentos atribuídos destinam-se a projetos ligados à área da energia, expansão e modernização do Aeroporto Internacional da Praia,  mobilização de água, através da construção de barragens,  transportes, de água e saneamento e a construção de um Parque Tecnológico ligado às tecnologias da informação e comunicação (TIC).

Do montante global, as TIC absorveram 40,1 porcento dos recursos, à frente dos transportes (37,2 porcento), energia (19,7 porcento), água e saneamento (1,8 porcento) e outros multissetoriais (1,2 porcento).

As autoridades cabo-verdianas consideram que o apoio financeiro do BAD a Cabo Verde, desde a sua independência em 1975, tem sido de capital importância para o desenvolvimento do arquipélago.

-0- PANA CS/IZ 11out2013

11 Outubro 2013 10:05:16




xhtml CSS