BAD e Mali assinam três acordos de empréstimo para setor agrícola

Bamako, Mali (PANA)   - O Governo do Mali e o Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID) assinaram quinta-feira na capital maliana, Bamako, três acordos de empréstimo no valor global de cerca de 23 biliões de francos CFA (quase 46 milhões de dólares americanos) a favor do setor agrícola maliano, soube a PANA de fonte oficial.

O primero acordo de empréstimo relativo a mais de sete biliões de francos CFA (14 milhões de dólares americanos) é destinado ao financiamento do Programa de Aumento da Produtividade Agrícola dos pequenos exploradores agrícolas (PAPAPEA).

Este primeiro fundo deverá ajudar no ordenamento das terras, pelo fornecimento de sementes, adubos,  materiais e instrumentos agrícolas a pequenos operadores com vista a garantir a soberania alimentar.

O segundo acordo, de cerca de quatro biliões de francos CFA (oito milhões de dólares americanos), é consagrado ao financiamento da segunda fase das atividades dos próximos cincos anos do Projeto Aldeias do Milénio (PVM).

Este fundo deve permitir melhorar e consolidar os benefícios da primeira fase do projeto, nomeadamente em matéria de saúde, de educação e de infraestruturas rurais.

O terceiro acordo de empréstimo, de 10,5 biliões de francos CFA  (21 milhões de dólares americanos) é igualmente centrado nos objetivos de reforço e de consolidação dos resultados na primeira fase das atividades do Projeto de Desenvolvimento Rural Integrado de Kita (PDRIK) na região de Kayes, no Oeste do país.

Este projeto é dedicado à melhoria das condições das populações rurais de Kita e de Bafoulabé, através do apoio às organizações camponesas em geral e integrando as mulheres e os jovens nomeadamente em termos de realização de pistas rurais,  equipamentos agrícolas, capacidade de organização e aumrnto da produção.

Os três acordo de empréstimo foram assinados pelo ministro maliano da Economia e Finanças, Tiéna Coulibaly, e pelo vice- presidente do BID, Birama Sidibé.

O apoio financeiro do BID ao Mali para este ano é estimado em mais de 250 biliões de francos CFA (500 milhões de francos CFA).

-0- PANA GT/AAS/CJB/IZ 30ago2012

30 Agosto 2012 11:01:54


xhtml CSS