BAD e AIMS colaboram para desenvolvimento de ciências e tecnologia

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Instituto Africano das Ciências Matemáticas (AIMS) assinaram uma carta de intenção para identificar oportunidades de parcerias potenciais entre si, mediante estudos específicos sobre como reforçar a educação e a pesquisa em matemática em África.

Segundo um comunicado transmitido esta quinta-feira à PANA, em Abidjan, a carta de intenção traduz uma vontade de colaboração entre as duas instituições que oferecerá a possibilidade de mobilizar recursos destinados a desenvolver e reforçar as qualificações avançadas em ciências, tecnologia e inovação bem como os conhecimentos necessários para conduzir a economia moderna em África.

Uma das finalidades desta carta poderá culminar na instalação dum programa de parceria BAD-AIMS destinado a reforçar a perícia em ciências matemáticas em África.

Este programa de parceria estará encarregado de contribuir para o desenvolvimento de uma comunidade africana jovem e sólida de cientistas e de técnicos de classe mundial.

Segundo a vice-presidente do BAD para a Agricultura e Desenvolvimento Humano e Social, Jenniger Blanke, trata-se de encontrar soluções africanas para os desafios africanos em todos os domínios de competências da sua instituição, pois as matemáticas e a ciência desempenham um papel essencial na promoção do desenvolvimento humano e da inovação em África.

A carta de intenção foi rubricada pela vice-presidente Jennifer Blanke e pelo presidente diretor-geral do AIMS, Thierry Zomahou, à margem da 53ª Assembleia Anual do BAD iniciada segunda-feira em Busan, na Coreia do Sul, sob o lema « Acelerar a Industrialização de África ».

-0- PANA BAL/BEH/FK/IZ  24maio2018

24 mai 2018 16:14:06


xhtml CSS